quarta-feira, 28 de maio de 2014

CONFLITOS URBANOS DURANTE A VELHA REPÚBLICA: 





REVOLTA DA CHIBATA:



Eclodiu em 1910, na cidade do Rio de Janeiro, um movimento de uma parte dos militares da marinha, que ficou conhecido como A REVOLTA DA CHIBATA. Recebeu esse nome porque os marinheiros que fossem acusados  de faltas graves recebiam 25 chibatadas como punição. A situação que levou alguns marinheiros a se rebelar foi quando Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta.

Os marinheiros rebelados exigiam o fim dos castigos físicos, o aumento do soldo e o fim do preconceito contra marinheiros negros, os quais nunca alcançavam altas patentes, muitas vezes perdendo as promoções, menos competentes, mas escolhidos por serem brancos. 

Os líderes do movimento foram João Cândido Felisberto (apelidado de Almirante Negro), Gregório Nascimento, Francisco Dias Martins, Ricardo Freitas e André Avelino.
Ocorrida no ano de 1910, esta revolta foi sufocada pelas tropas do governo quando ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro se não fossem atendidos. Os participantes foram presos, e depois de 18 meses de prisão foram anistiados. O movimento conseguiu por fim aos castigos físicos.