sexta-feira, 11 de maio de 2012





CALVINISMO


O EXEMPLO DE MARTINHO LUTERO FOI SEGUIDO, NAS REGIÕES DE LÍNGUA FRANCESA, POR JOÃO CALVINO (1509-1564), QUE LIDEROU O QUE FICOU CONHECIDO COMO 'REFORMA CALVINISTA'.

CALVINO ESTUDOU TEOLOGIA E DIREITO, ADERINDO ÀS IDÉIAS DE REFORMADORES PROTESTANTES, COMO LUTERO, FOI CONSIDERADO HEREGE E PERSEGUIDO PELAS AUTORIDADES CATÓLICAS FRANCESAS. EM 1534, FUGIU PARA A SUÍÇA, ONDE O MOVIMENTO REFORMISTA JÁ SE DESENVOLVIA.

DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO


EM 1536, CALVINO PUBLICOU SUA PRINCIPAL OBRA, 'INSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ', NA QUAL DEFENDIA QUE O SER HUMANO ESTAVA PREDESTINADO A MERECER O CÉU OU O INFERNO. EXPLICAVA QUE ALGUMAS PESSOAS HAVIAM SIDO ELEITAS POR DEUS PARA SER SALVAS, ENQUANTO OUTRAS SERIAM CONDENADAS À MALDIÇÃO ETERNA.


A PARTIR DESSA DOUTRINA, O TRABALHO INTENSO E CONSTANTE, RECOMPENSADO PELA PROSPERIDADE ECONÔMICA FOI INTERPRETADO PELOS SEGUIDORES DE CALVINO COMO UM 'SINAL' DA SALVAÇÃO PREDESTINADA. O CALVINISMO ESPALHOU-SE POR DIVERSAS REGIÕES DA EUROPA OCIDENTAL, COMO FRANÇA, INGLATERRA, ESCÓCIA E HOLANDA, DANDO ORIGEM A DIVERSAS CORRENTES LOCAL  COMO OS HUGUENOTES, A DOS PURITANOS E A DOS PRESBITERIANOS.