sábado, 30 de março de 2013

                                    


                                                                                       
 
 RENASCIMENTO CULTURAL  



As mudanças ocorridas no final da Idade Média não se deram apenas na economia e na política. Também o pensamento passou por muitas transformações, responsáveis, entre outros acontecimentos, pelo Renascimento Cultural.

Durante a Idade Média, a alegria, o prazer e o riso eram associados às forças inferiores, tanto do ser humano como do mundo sobrenatural.Questionamentos de ordem intelectual ou tentativas de desvendar o funcionamento da natureza eram encarados como HERESIA ou BRUXARIA. 
O Renascimento representou a redescoberta do conhecimento e do estudo fora do âmbito do que era permitido pela Igreja. O termo Renascimento deve ser entendido como retomada (renascer) do estudo de textos da cultura clássica greco-latina.

Os renascentistas preocupavam-se principalmente com questões ligadas à vida humana. Por isso, o movimento associa-se ao HUMANISMO. É preciso salientar, porém, que a valorização da pessoa não significou uma ruptura com a religião; os humanistas não invalidaram a ideia criacionista, segundo a qual Deus criou a Terra e as pessoas. o que houve foi na relação  entre esses elementos do pensamento corrente da Idade Média. 

O Humanismo passou a identificar aqueles que analisavam de forma crítica as condições sociais, buscando uma outra maneira de viver, distanciada do universo mágico e sombrio da Idade Média e mais condizente com a realidade social. O Renascimento foi essencialmente um movimento urbano.