quinta-feira, 24 de maio de 2012


Mahatma Gandhi






Foi acima de tudo um ativista da não-violência. Formado em direito, foi um político e líder no movimento de independência da Índia, que era governada pelos ingleses. Acreditava que, para se tornar um advogado, teria de se transformar em um verdadeiro lord inglês. Neste país, a principal experiência foi o contato com diferentes religiões – esteve aberto para qualquer uma que o convencesse – o que só fortaleceu sua credulidade no hinduísmo.

A filosofia pacifista somada às experiências de vida no exterior contribuíram para que ele desenvolvesse um novo olhar sobre a Índia. O retorno à terra natal ocorreu ainda durante a Primeira Grande Guerra, quando sua saúde esteve fragilizada.

As ideias dedesobediência civilenão-cooperação” – pilares com os quais desafiou os colonizadorestornaram-se perceptíveis na Índia, e também difundidas mundialmente pelos meios de comunicação. Um exemplo dessa desobediência civil está na organização do boicote aos produtos ingleses. Com ele a população indiana voltou a confeccionar suas próprias roupas, rejeitando os tecidos britânicos. O ápice de sua atuação, no entanto, se deu em 1930, quando, acompanhado por adeptos, Gandhi marchou cerca de 300 quilômetros em direção ao mar para obter sal pelo poder colonialista e que, portanto, poderia ser obtido pelas vias britânicas. Conhecido como a Marcha do Sal, o ato simbólico também atraiu e mobilizou a atenção da imprensa internacional. 

Gandhi foi preso, mas a Inglaterra, pressionada pela opinião pública, o libertou e também revogou a lei do monopólio do sal. Com o passar do tempo, o movimento de descolonização se tornou ainda mais forte, principalmente no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A Inglaterra voltava as atenções para a Europapalco dos principais combatese Gandhi, de acordo com seus ideais, não se aproveitou da fraqueza britânica durante este período, mesmo quando as pressões internas se tornaram cada vez maiores para que a Índia conquistasse a liberdade. 

Gandhi
não conseguira, entretanto, solucionar divergências entre hindus e mulçumanos. Embora quisesse unir no mesmo país os seguidores das duas religiões, ao perceber a possibilidade de uma guerra civil emergente, concordou com a criação de duas nações soberanas, que, de fato, emergiram no final da década de 1940. Os hindus concentravam-se na Índia, e seus antagonistas no Paquistão. Visando uma aproximação com os muçulmanos, Gandhi dispôs-se a visitar o Paquistão, a fim de demonstrar que todos eram filhos do mesmo Deus. Entretanto, um extremista hindu, contrariado pelas atitudes inclusivas do então Mahatma (grande alma), assassinou o líder da Índia, em 1948.

POLÍTICA CAFÉ-COM-LEITE








Damos o nome de política café-com-leite ao arranjo político que vigorou no período da história do Brasil conhecido como República Velha. O mesmo se baseou em uma espécie de acordo entre as oligarquias das províncias de São Paulo e Minas Gerais e o governo federal no sentido de controlar o processo sucessório, para que somente políticos paulistas e mineiros fossem eleitos à presidência.
Isso foi possível pelo fato de Minas Gerais ter sido a província mais populosa na época, e, consequentemente, ter a maior representação na Câmara dos Deputados. São Paulo vinha logo atrás. Além disso, estas eram as duas regiões mais ricas do Brasil. O nome “café-com-leite” deriva das principais atividades econômicas praticadas nas mesmas: São Paulo era o maior produtor de café e Minas Gerais era um grande produtor de leite.



TEORIA POPULACIONAL NEOMALTHUSIANA 





 Defendiam que o crescimento demográfico seria o responsável pelo avanço da pobreza e da fome nos países do terceiro mundo. Os neomalthusianos analisam essa aceleração populacional segundo uma ótica alarmista e catastrófica, argumentando que, se esse crescimento não for impedido, os recursos naturais da Terra se esgotarão em pouco tempo. Porém, desta vez, eles afirmavam que a causa da pobreza seria o crescimento da população jovem que fazia com que os governos tivessem de investir cada vez mais em saúde e educação deixando de lado os investimentos em setores produtivos. 
 O que, segundo eles, estaria dificultando o desenvolvimento econômico e, assim, acabaria levando ao caos social. Os neomalthusianos defendiam ainda que uma quantidade maior de indivíduos faria diminuir a renda per capita constituindo um outro fator de aumento da pobreza. Ou seja, quanto mais pessoas em um país menor a renda per capita deste. 

A solução, segundo eles, seria o controle da natalidade nos países subdesenvolvidos  através da adoção de “políticas de controle de natalidade”, que se tornaram bastante populares sob o nome de “planejamento familiar”.

sexta-feira, 18 de maio de 2012




PARA ENTENDER O MUNDO POR MEIO DA GEOGRAFIA 





O geógrafo Milton Santos, destaca que o mundo contemporâneo passa por uma grande transformação: a sociedade, que até a década de 1970 era industrial, tornou-se técnico-informacional. Essa nova sociedade caracteriza-se por utilizar técnicas sofisticadas em todos os níveis da economia.

Tais técnicas tem sido implantadas no espaço geográfico para aumentar a velocidade das trocas de informações, atualmente uma importante fonte geradora de riquezas. Satélites, antenas, cabos de fibra ótica, computadores, aparelhos telefônicos, internet, entre outras técnicas, estão cada vez mais presentes no espaço geográfico.  

A inclusão de tais técnicas no espaço geográfico não passou despercebida por Milton Santos, que, por isso, passou a denominá-lo 'espaço técnico-científico-informacional'. Para esse eminente geógrafo brasileiro, o espaço geográfico modificado por essas sofisticada técnicas ou equipamentos tornou-se único, comandado por poderosíssimas corporações transnacionais. A globalização tende a padronizar lugares e comportamentos para favorecer o domínio econômico de certas empresas e países. Em muitos casos, já trocamos a cultura local pelo modo de vida globalizado.

2°ano

quinta-feira, 17 de maio de 2012





ENCILHAMENTO: A REFORMA FINANCEIRA


UMA MEDIDA DE IMPACTO TOMADA PELO GOVERNO DE DEODORO FOI A REFORMA FINANCEIRA CONHECIDA COMO 'ENCILHAMENTO', EXECUTADA PELO MINISTRO DA FAZENDA, RUI BARBOSA, A PARTIR DE JANEIRO DE 1890.

O OBJETIVO DESSA REFORMA ERA ESTIMULAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO, PRINCIPALMENTE O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA. PARA ISSO, O GOVERNO PERMITIU QUE OS BANCOS EMITISSEM GRANDE QUANTIDADE DE MOEDA, QUE SERVIRIA PARA IMPLANTAR NOVAS INDÚSTRIAS.

TAL POLÍTICA, GEROU, NO ENTANTO, UMA DAS MAIORES CRISES ECONÔMICAS DA RECÉM-CRIADA REPÚBLICA BRASILEIRA. ENCILHAMENTO VEM DO TERMO 'ENCILHAR' QUE SIGNIFICA ARREAR O CAVALO, PREPARANDO-O PARA A CORRIDA.
MUITOS CAFEICULTORES PROTESTARAM DESDE O INICIO CONTRA A POLÍTICA ECONÔMICA, POIS NÃO ERAM IMPORTANTE PARA A INDÚSTRIA DO CAFÉ. PRESSIONADO, RUI BARBOSA DEMITIU-SE DO CARGO.         

sexta-feira, 11 de maio de 2012


OS TRANSGÊNICOS




AS SEMENTES TRANSGÊNICAS, ISTO É, ALTERADAS GENETICAMENTE, SÃO UM CONTROVERTIDO PRODUTO DA AGROINDÚSTRIA. EM GERAL, ESSAS SEMENTES PERTENCEM A EMPRESA TRANSNACIONAIS, COMO A MONSANTO, PROPRIETÁRIA DE UMA VARIEDADE TRANSGÊNICA DE SOJA. 

AS SEMENTES FORAM DESENVOLVIDAS COM O PRETEXTO DE GARANTIR GANHOS DE PRODUTIVIDADE AO AGRICULTOR. ACARRETANDO COM ISSO O MONOPÓLIO DO SETOR, UMA VEZ QUE SÃO SEMENTES PRATICAMENTE ESTÉREIS, O QUE OBRIGA O AGRICULTOR A COMPRÁ-LAS A CADA NOVO PLANTIO, MANTENDO EM DEPENDÊNCIA.

AO MESMO TEMPO, A COMPRA DAS SEMENTES EXIGE QUE SE COMPREM TAMBÉM OS AGROTÓXICOS ESPECIAIS (INSETICIDA E HERBICIDA). EVIDENTEMENTE, ESSE "PACOTE" CUSTA MAIS CARO AO AGRICULTOR. ADEMAIS, COMO AS SEMENTES TRANSGÊNICAS CONTÊM UM GENE RESISTENTE A ESSES AGROTÓXICOS ESPECIAIS, A TENDÊNCIA É USAR GRANDES QUANTIDADES DESSES VENENOS NA PLANTAÇÃO  (POIS A SOJA NÃO SERIA AFETADA).
TAL "OVERDOSE" DE AGROTÓXICOS PODERIA SER MALÉFICA AO MEIO AMBIENTE E CONSEQUENTEMENTE, À SAÚDE HUMANA.

A UNIÃO EUROPÉIA, PORÉM, TEM RESISTIDO AOS TRANSGÊNICOS, ARGUMENTANDO QUE É PRECISO PRIORIZAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO E DO MEIO AMBIENTE. OUTRO MOTIVO DE RESISTÊNCIA É POLÍTICO: ADERIR AOS TRANSGÊNICOS SIGNIFICA, NO LIMITE, ACEITAR O MONOPÓLIO DE EMPRESAS DE CAPITAL NORTE-AMERICANO, COMO A MONSANTO.
          
       




CALVINISMO


O EXEMPLO DE MARTINHO LUTERO FOI SEGUIDO, NAS REGIÕES DE LÍNGUA FRANCESA, POR JOÃO CALVINO (1509-1564), QUE LIDEROU O QUE FICOU CONHECIDO COMO 'REFORMA CALVINISTA'.

CALVINO ESTUDOU TEOLOGIA E DIREITO, ADERINDO ÀS IDÉIAS DE REFORMADORES PROTESTANTES, COMO LUTERO, FOI CONSIDERADO HEREGE E PERSEGUIDO PELAS AUTORIDADES CATÓLICAS FRANCESAS. EM 1534, FUGIU PARA A SUÍÇA, ONDE O MOVIMENTO REFORMISTA JÁ SE DESENVOLVIA.

DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO


EM 1536, CALVINO PUBLICOU SUA PRINCIPAL OBRA, 'INSTITUIÇÃO DA RELIGIÃO CRISTÃ', NA QUAL DEFENDIA QUE O SER HUMANO ESTAVA PREDESTINADO A MERECER O CÉU OU O INFERNO. EXPLICAVA QUE ALGUMAS PESSOAS HAVIAM SIDO ELEITAS POR DEUS PARA SER SALVAS, ENQUANTO OUTRAS SERIAM CONDENADAS À MALDIÇÃO ETERNA.


A PARTIR DESSA DOUTRINA, O TRABALHO INTENSO E CONSTANTE, RECOMPENSADO PELA PROSPERIDADE ECONÔMICA FOI INTERPRETADO PELOS SEGUIDORES DE CALVINO COMO UM 'SINAL' DA SALVAÇÃO PREDESTINADA. O CALVINISMO ESPALHOU-SE POR DIVERSAS REGIÕES DA EUROPA OCIDENTAL, COMO FRANÇA, INGLATERRA, ESCÓCIA E HOLANDA, DANDO ORIGEM A DIVERSAS CORRENTES LOCAL  COMO OS HUGUENOTES, A DOS PURITANOS E A DOS PRESBITERIANOS.      




MOTIVOS QUE IMPULSIONARAM A REFORMA PROTESTANTE 



AO LONGO DA HISTÓRIA, HOUVE GRANDES DIVISÕES ENTRE OS SEGUIDORES DO CRISTIANISMO. NO SÉCULO XI ,OCORREU O GRANDE CISMA DO ORIENTE, QUE DIVIDIU O MUNDO CRISTÃO EM DUAS GRANDES IGREJAS; A IGREJA CATÓLICA DO OCIDENTE (OU IGREJA CATÓLICA ROMANA) E A IGREJA CATÓLICA DO ORIENTE (OU IGREJA ORTODOXA). 

OUTRA RUPTURA QUE ACONTECEU, FOI NO SÉCULO XVI, O RESULTADO DESSA RUPTURA FICOU CONHECIDO COMO REFORMA PROTESTANTE, QUE LEVOU O SURGIMENTO DE DIVERSAS IGREJAS CRISTÃS,INDEPENDENTES DA IGREJA CATÓLICA, CHAMADAS GENERICAMENTE DE 'PROTESTANTES'.

REFORMAS PROTESTANTES

A DESIGNAÇÃO "REFORMA PROTESTANTE" ABRANGE, EM GERAL, SEUS DOIS MOVIMENTOS HISTÓRICOS PRINCIPAIS --- A REFORMA LUTERANA E A REFORMA CALVINISTA --- MAS PODE INCLUIR TAMBÉM A REFORMA ANGLICANA.

quinta-feira, 10 de maio de 2012


DOUTRINA MONROE



Por volta do final do século XIX, os Estados Unidos já eram uma das maiores potências industriais do mundo, e seus governantes começaram a intervir em outros países. Procurando isolar-se das questões europeias, ou seja. da expansão imperialista realizada pelos países da Europa na África, na Ásia e na Oceania, centraram seus interesses principalmente na América Latina.    
A expansão territorial dos EUA esteve relacionada ainda à concepção dos norte-americanos de que tinham o direito de garantir sua segurança contra possíveis inimigos. Entre os inimigos incluíram ingleses, franceses e espanhóis, que dominavam áreas na América do Norte.
As concepções sobre segurança dos EUA e do continente americano foram expressas em 1823 pelo presidente James Monroe, em uma mensagem enviada ao Congresso. Os princípios contidos nessa mensagem, conhecidos como DOUTRINA MONROE, podem ser sintetizados pela frase “A América para os americanos'.  

quinta-feira, 3 de maio de 2012


O INÍCIO DO IMPÉRIO ROMANO








O surgimento do Império veio como consequência do esforço de expansão crescente de Roma durante os séculos III e II a.C.. Segundo alguns historiadores, a população sob o domínio de Roma aumentou de 4 milhões em 250 a.C. para 60 milhões em 30 a.C., o que ilustra como Roma teve o seu poder ampliado nesse período, de 1.5% da população mundial, para 25%. Após dominar Cartago, Roma ampliou suas conquistas, dominando a Grécia, o Egito, a Macedônia, a Gália, a Germânia, a Trácia, a Síria e a Palestina.


Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios. Com um exército bem preparado e muitos recursos, venceram os cartagineses, liderados pelo general Anibal, nas Guerras Púnicas (século III a.C). Esta vitória foi muito importante, pois garantiu a supremacia romana no Mar Mediterrâneo. Os romanos passaram a chamar o Mediterrâneo de Mare Nostrum.
 
Com as conquistas, a vida e a estrutura de Roma passaram por significativas mudanças. O império romano passou a ser muito mais comercial do que agrário. Povos conquistados foram escravizados ou passaram a pagar impostos para o império. As províncias (regiões controladas por Roma) renderam grandes recursos para Roma. A capital do Império Romano enriqueceu e a vida dos romanos mudou.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Revolução Verde






A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Porém, o processo de modernização agrícola que desencadeou a Revolução Verde ocorreu no final da década de 1940.

Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas. 

A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, vários problemas sociais não foram solucionados, como é o caso da fome mundial, além da expulsão do pequeno produtor de sua propriedade.