segunda-feira, 15 de abril de 2013





GUERRA DA CORÉIA (1950-1953)


               Em 1948, a Coréia ---- um antigo domínio japonês ---- foi dividida entre os EUA e a URSS. O paralelo 38º Norte dividia a República da Coréia (capitalista, ao sul) e a República Popular Democrática da Coréia (comunista, ao norte). A divisão forçada não foi aceita por nenhum dos dois lados e, em 25 de junho de 1950, a Coréia do Norte atacou a do sul.

                 Sob a pressão dos EUA, a ONU enviou tropas internacionais, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Os soviéticos não se envolveram diretamente no conflito, mas prestaram auxílio militar aos norte-coreanos. Temendo que o conflito se transferisse para seu país, Mao Tsé-tung declarou-se contrário à guerra.

                Nessa circunstância, o governo dos EUA decidiu negociar a paz. Depois de cerca de 3 milhões de vidas perdidas, foi assinado em 27 de julho de 1953 o acordo de paz que pôs fim à guerra e confirmou a divisão da Coréia, feita em 1948.   
A tensão entre as duas nações coreanas de certa forma não chegou a um ponto final. Mas o lado Norte por ter usufruído apoio durante o bloco socialista, melhorou seu país na saúde, educação e no desenvolvimento de tecnologia bélica e nuclear. Entretanto, a Coréia do Sul consolidou-se na economia capitalista.